BEM VINDO

Bem vindo! Este blog tem por fim compartilhar notícias que, talvez, podem ser interessantes aos leitores. Sem tomar partido algum, a intenção aqui é meramente repassar informes sobre assuntos diversos veiculados na mídia, dentro do princípio de auxiliar com oportunidade. Cabe a cada qual, no uso do bom juízo e senso crítico, investigar a fonte e a veracidade das postagens. Os artigos aqui postados foram compilados da "internet" e não refletem necessariamente as ideias ou opiniões deste blogueiro. "Examinai tudo. Retende o bem (Ts 5:21)."



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

BENEFÍCIOS SOCIAIS


REMUNERAÇÃO: DIREITO DE QUEM TRABALHA
BENEFÍCIOS: DEVER DE QUEM EMPREGA O TRABALHO

BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA

1. Definição:

É um direito garantido pela Constituição Federal de 1988 e consiste no pagamento de 01 (um) salário mínimo mensal à pessoas com 65 anos ou mais de idade e à pessoas com deficiência incapacitadas para a vida independente e para o trabalho, onde em ambos os casos a renda per capita familiar seja inferior a ¼ do salário mínimo. O BPC também encontra amparo legal na Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003 que institui o Estatuto do Idoso. O Benefício é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) a quem compete sua gestão, acompanhamento e avaliação e, ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a sua operacionalização. Os recursos para custeio do BPC provem do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

2. Público-alvo:

Idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência incapacitadas para o trabalho e para a vida independente. Em ambos os casos, a renda familiar per capita dos beneficiários tem de ser inferior a ¼ do salário mínimo vigente.

3. Funcionamento:

  1. No caso das pessoas idosas, comprovar a idade mínima de 65 anos;
  2. No caso das pessoas com deficiência, ter a sua condição de incapacitada para a vida independente e para o trabalho atestada pela perícia médica do INSS;
  3. Pessoas com deficiência deverão aguardar a convocação do INSS para a realização da perícia médica;
  4. O requerimento, acompanhado da documentação, deverá ser entregue ao INSS ou nos locais autorizados;

4. Agências do INSS no Distrito Federal:

O idoso ou portador de deficiência deve procurar a agência da previdência social mais próxima de sua casa e solicitar o benefício. O link abaixo leva à pagina da Dataprev com o Localizador de Agências da Previdência Social:

5. Pré-requisitos:

O idoso deve comprovar que:
  • possui 65 (sessenta e cinco) anos ou mais;
  • o total de sua renda mensal e dos membros de sua família, dividido pelos integrantes, seja menor que um quarto do salário mínimo vigente.
A pessoa com deficiência deve comprovar que:
  • é deficiente e está incapacitada para o trabalho e para a vida independente;
  • o total de sua renda mensal e dos membros de sua família, dividido pelos integrantes, seja menor que um quarto do salário mínimo vigente.

6. Documentos necessários:

São necessários os seguintes documentos:
  • Identidade do requerente e de seus familiares.
  • Comprovação de renda da família.
  • Comprovante de residência.
  • Não é necessário que o solicitante já tenha contribuído para a Previdência Social, mas atenção:
    Considera-se renda todo e qualquer recebimento, tais como: salários, rendimentos de autônomos, prestação ou venda de bens e serviços, aluguéis, pensões, benefícios e outras;
  • Especificamente nos casos de requerimento de benefícios para idosos, as rendas provenientes de outros benefícios já concedidos a idosos na mesma família não são consideradas para efeitos do cálculo da renda familiar per capita;
    • Só são considerados integrantes da mesma família:
A) o requerente, os pais e os irmãos menores de 21 anos ou inválidos;
B) o requerente, o marido, esposa e filhos menores de 21 anos ou inválidos que vivam sob o mesmo teto, e os equiparados a essas condições;
  • Situação de separação, divórcio ou similares deverão ser comprovadas com documentos;
  • Requerimentos por procuração, responsáveis por menores ou sob tutela e curatela deverão ser acompanhados da documentação legal.
  • No caso de portador de deficiência, a condição de incapacidade para o trabalho e para a vida independente deve ser atestada pela perícia médica do INSS.
  • O BPC é intransferível, isto é, após o falecimento do beneficiário, o beneficio não pode ser passado para nenhum outro membro da família.

7. Em caso de indeferimento do BPC:

O BPC será indeferido, caso o requerente, pessoa idosa ou pessoa com deficiência, não atenda às exigências de idade (65 anos para pessoas idosas), renda percapita de ¼ do salário mínimo vigente e incapacidade para o trabalho e para a vida independente (caso de pessoas com deficiência).
Ocorrendo o indeferimento, o requerente pode entrar com recurso na mesma agência do INSS em requereu inicialmente o BPC, a contar da data de recebimento da comunicação (carta) do indeferimento ( Decreto n. 1.744, de 08/12/1995).

8. Legislação consultada:

9. Sites consultados:

[


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."(M.L.King)
"LIBERDADE É CONHECER AS AMARRAS QUE NOS PRENDEM"