BEM VINDO

Bem vindo! Este blog tem por fim compartilhar notícias que, talvez, podem ser interessantes aos leitores. Sem tomar partido algum, a intenção aqui é meramente repassar informes sobre assuntos diversos veiculados na mídia, dentro do princípio de auxiliar com oportunidade. Cabe a cada qual, no uso do bom juízo e senso crítico, investigar a fonte e a veracidade das postagens. Os artigos aqui postados foram compilados da "internet" e não refletem necessariamente as ideias ou opiniões deste blogueiro. "Examinai tudo. Retende o bem (Ts 5:21)."



terça-feira, 15 de novembro de 2011

GUERRA DO TRÁFICO NO RIO


15 Nov 2011
Secretário quer ajuda de chefe do tráfico


Para José Mariano Beltrame, Nem deveria receber pena reduzida em troca de informações sobre policiais corruptos "Acho importante que ele fale", diz; benefício, chamado de delação premiada, depende de decisão da Justiça.
Um dia após a ocupação das favelas da Rocinha, do Vidigal e da Chácara do Céu (zona sul do Rio), o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, defendeu "uma medida judicial" para o traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, a fim de obter informações sobre a atuação de policiais e a arquitetura do tráfico na região.


Preso ao tentar fugir antes da ocupação, Nem era chefe do tráfico na favela desde 2005. É acusado por crimes de tráfico de entorpecentes, lavagem de dinheiro, homicídios, sequestro e cárcere privado e porte ilegal de arma.


"Seria uma oportunidade importantíssima o oferecimento de uma medida judicial para que o Nem contribua com a Justiça e com a polícia", disse ontem Beltrame ao "Bom Dia Brasil", da TV Globo.


"Qualquer tipo de palavra ou assunto que esteja no depoimento será minuciosamente estudado."


Numa rede social, ele esclareceu à Folha que só a Justiça pode conceder a delação premiada, mas a defendeu.


"Qualquer tipo de benefício a um preso depende de uma decisão judicial. Mais na frente, nós podemos encaminhar essa solicitação", disse.


"Acho importante que ele fale, que ajude a sociedade a desvendar uma série de crimes relativos a agentes públicos ou ao próprio tráfico."


Há informações de que policiais colaboravam com Nem, explicou. "Tanto a Subsecretaria de Inteligência quanto a inteligência das polícias procuram e acompanham no sentido de prender essas pessoas."


O secretário acredita que Nem "tem conhecimento não só da arquitetura do tráfico, mas do assédio que em tese teria no que diz respeito à corrupção", disse à GloboNews.


Ele também afirmou que neste ano não deve mais haver ocupações. Na tarde de ontem, respondeu a perguntas de internautas numa rede social. A seguir os principais pontos:


AVISO DAS OPERAÇÕES


"Nossa ideia é de preservação da vida. Quantas pessoas inocentes derramaram seu sangue por causa de uma ação policial e da inconformidade dos bandidos? Se é proposta de paz, preferimos avisar."


AJUDA DA POPULAÇÃO


"A operação toda de inteligência já passou. Agora que a polícia está no terreno, ela precisa da participação das pessoas. Toda denúncia é imediatamente passada para as equipes de plantão."


UPP


"Não se pode fazer UPP [Unidade de Polícia Pacificadora] em todo Estado ao mesmo tempo. A gente tem que ter um plano e criar condições para esse plano. Levamos quase dois anos para implantar a primeira. Mas o que posso dizer é que vamos chegar ao interior e à Baixada. São 40 grandes complexos de favelas que serão atendidos."


(LUIZA SOUTO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."(M.L.King)
"LIBERDADE É CONHECER AS AMARRAS QUE NOS PRENDEM"