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segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PREPARATÓRIO CHQAO

O Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO) está Normatizado pela Port nº 104-EME, de 29 Ago 11, pubicadas no BE nº 36, de 9 Set 11, onde traz os requisitos necessários para o concurso. Estarão no universo de seleção os Subtenentes ou Primeiros-sargentos da ativa do Exército, formados nas turmas do CFS a partir dos anos de 1990, 1991, 1992 e 1993, definidas pela Port nº 105-EME, de 29 Ago 11, pubicadas no BE nº 36, de 9 Set 11.
         Pelo que se sabe de publicações anteriores o candidato se submeteria a um exame intelectual (EI), que constará de uma prova escrita, constituída de 2 (duas) partes: Conhecimentos Gerais (Português, História do Brasil e Geografia do Brasil) e Conhecimentos Profissionais sobre E/1, R/1, R/3 e R/4, IG-10-06, (A CONFIRMAR), a ser realizada no 2º Semestre de 2012.
          O curso será conduzido pela Escola de Instrução Especializada (EsIE), a partir de 2013 em dois anos letivos, nas OM onde servem os militares matriculados ou nas representações fora da força ou no exterior.
          O primeiro ano será na Modalidade de Ensino a Distância (EAD), com 600 horas; e na modalidade de Modalidade de Educação Continuada, com 600 horas, concomitantemente às atividades de EAD.
         No 2º ano letivo ocorrerá o Estágio Supervisionado, com duração de 400 horas.
       As atividades de Aprendizagem no ambiente de trabalho e o Estágio Supervisionado estarão a cargo dos Cmt, Ch ou Dir; para os militares Fora da Força ou no Exterior estarão a cargo do militar mais antigo do Exército da respectiva representação.
       Ao final do curso o aluno aprovado receberá titulação Superior de Tecnologia em Gestão e Logística e estará habilitado à promoção a oficial integrante do QAO a partir de 2017.
       O aluno do CHQAO, não ficará impossibilitado de ser movimentado durante a realização do curso.
        Com a conclusão do CHQAO, o militar estará habilitado para ocupar os cargos e desempenhar funções previstas para o Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO), inerentes ao assessoramento nas áreas de pessoal, de finanças e de logística nas Organizações Militares (OM).
VEJA O PROGRAMA DE MATÉRIAS QUE SERÁ MINISTRADO PELO CURSO, ATÉ A PUBLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS NO EDITAL DO CONCURSO
PARTE DE CONHECIMENTOS GERAIS
Língua Portuguesa
O candidato, ao ler textos diversos, deverá ser capaz de:
a) identificar o sentido de palavras e expressões;
b) interpretar o sentido de frases e parágrafos;
c) interpretar relações tais como fato/causa, fato/consequência, fato/finalidade,
fato/conclusão, fato/opinião, problema/solução;
d) identificar relações de oposição, analogia, ordem, inclusão, exclusão, alternância e simetria;
e) identificar estrutura do texto dissertativo argumentativo: introdução, desenvolvimento, e conclusão; ideia principal, argumento, fato, opinião.
f) identificar e analisar a sucessão cronológica dos fatos;
g) identificar os recursos que visam à coerência do texto, ou seja, o modo como as ideias são apresentadas, desenvolvidas e articuladas;
h) identificar o emprego de pronomes, conjunções, preposições, tempos verbais, pontuação e outros recursos coesivos;
i) identificar os níveis
* fonológico (aliteração, assonância e onomatopeia);
* morfológico (classe gramatical e valor dos elementos mórficos das palavras);
* sintático (regência verbal e nominal; concordância verbal e nominal)
* semântico (polissemia e linguagem figurada – metáfora, metonímia, antítese, eufemismo, hipérbole, ironia, gradação, prosopopeia ou personificação)
BIBLIOGRAFIA  SUGERIDA
INFANTE, Ulisses. Curso de gramática Aplicada aos textos. São Paulo: Scipione, 2006CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Lexicon
Geografia do Brasil
Eixo 1. Produção e Território;
1- Organização do espaço industrial brasileiro: evolução e tendências;
2- Dinâmica do mercado de trabalho no Brasil;
3- Dinâmicas territoriais da economia agrícola no Brasil;
4- A questão agrária e a expansão do agronegócio;
5- Evolução e tendências no setor de transportes;
6- Políticas territoriais no setor de energia: matriz, distribuição e tecnologias;
7- Redes, comércio e território.
Eixo 2. Meio ambiente e território
1- Meio ambiente e urbanização: questões e problemas;
2- Os impactos da agropecuária na dinâmica ambiental;
3- Energia e meio ambiente: os impactos socioambientais das diversas matrizes energéticas brasileiras;
4- A dinâmica da natureza no espaço brasileiro.
Eixo 3. Espaço urbano brasileiro
1. Dinâmica populacional e urbanização;
2. Rede e hierarquia urbana;
3. Regiões metropolitanas;
4. Processo de urbanização brasileiro;
5. Desigualdades e segregação sócio-espacial;
6. Planejamento e gestão: Planos Diretores e o Estatuto da Cidade.
Eixo 4. Região e regionalização
1. Evolução e Organização do Espaço no Brasil Primário-exportador,
2. Modernização Econômica e Desenvolvimento Regional;
3. Regionalização e Planejamento Territorial;
4. Reestruturação Produtiva, Redes e as Novas Propostas de Regionalização;
5. Identidade Nacional e Regionalismos
Eixo 5. Dinâmica populacional brasileira
1. Movimentos migratórios;
2. Dinâmica demográfica;
3. População e trabalho;
4. Composição social e étnica;
BIBLIOGRAFIA  SUGERIDA
DE SENE, Eustáquio e MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil: espaçogeográfico e globalização. São Paulo. Editora Scipione. 2010.
MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo. Editora Atual. 2008.
História do Brasil
COLÔNIA:
· Os primeiros anos da colonização: administração e bases econômicas;
· Economia açucareira;
· Domínio espanhol → invasões holandesas;
· Expansão territorial;
· Economia mineradora;
· Crise do Antigo Regime → movimentos nativistas (Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana)
IMPERIO
· O processo de independência: a vinda da Corte, o período joanino;
· O Primeiro Reinado: a constituição e a abdicação;
· O período regencial: instabilidade política e rebeliões;
· O Segundo Reinado: a política interna → a construção do Estado imperial; a economia: o café, o surto industrial, o fim do trafico e a imigração → a questão da mão de obra e a transição para o trabalho livre; a política externa: a Guerra do Paraguai, e
· A crise do Império: a proclamação da República
REPÚBLICA
· A Primeira República: os governos militares e a política do “café-com-leite”→ o coronelismo, a questão social (as rebeliões) e a economia cafeeira;
· As crises e o fim da Primeira República: o tenentismo, a crise de 1929 e a cisão das oligarquias → a Revolução de 30;
· A Era Vargas: Governo Provisório e o Estado Novo;
· Economia na Era Vargas: as transformações econômicas → intervenção do Estado e desenvolvimento industrial;
· A redemocratização: 1946-64;
· Segundo governo Vargas e o nacionalismo econômico;
· JK e o desenvolvimentismo
BIBLIOGRAFIA  SUGERIDA
KOSHIBA, Luiz & PEREIRA, M. F., Denise. História do Brasil no contexto da historia ocidental. 8ª ed, São Paulo: Atual Editora, 2003.
COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. 9ª ed, São Paulo: Saraiva Editora, 2008.
NA PARTE PROFISSIONAL SUGERIMOS QUE SEJA ESTUDADO, ATÉ A DIVULGAÇÃO DOS CONTEÚDOS NO EDITAL DO CONCURSO:
Informações sobre o Concurso para CHQAO e as dúvidas pendentes sugerimos que entrem em contato com a Seção de Habilitação Quadro Auxiliar de Oficiais –por meio do e-mail: sechqao@esie.ensino.eb.br.
Fonte:  Instituto Idiomas Cidade

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